Para passar a linha e podem ser pregados à mão ou à máquina. O sistema de fechamento é através de casas feitas no tecido. Abaixo alguns tipos desses Botões Costuráveis- a sua principal característica é que tem furos botões. A medida desse tipo de botão é em polegadas (“) ou milímetros (mm).
- Botão bombê ou forrado – é um botão composto de duas partes, sendo uma base ou pé com furos para passar a linha e a parte superior, feita geralmente em alumínio, que é forrada com o próprio tecido da roupa e prensado em uma máquina. Para esse processo utilizam-se matrizes, que variam conforme o tamanho do botão.
- Botão de massa – botões feitos de materiais sintéticos, podem ter os mais diversos formatos e cores.
- Botão de acrílico – geralmente são um pouco transparentes, podendo ser perolados. São botões muito resistentes.
- Botão de metal – são fabricados em ferro, latão ou ligas metálicas mistas, pois estas barateiam o produto e alguns metais misturados ao ferro evitam a oxidação, um problema muito inconveniente.
- Botão de madeira – podem ser artesanais ou industrializados. Em geral necessitam de um tratamento para evitar fungos e manchas no tecido.
- Botão de poliéster – esses botões são muito comuns na camisaria. Entre eles estão os famosos botões rajados na clássica camisa pólo.
- Botão de material reciclado – já são feitos botões partir de papel reciclado, sêmola de batata, milho, marfim-vegetal, algodão, restos de madeira, plantas e frutos. Estes botões ecológicos biodegradáveis são fabricados em Portugal pela Louropel, empresa portuguesa que detêm uma “tecnologia patenteada única no mundo” e é a maior fabricante mundial de botões.
- Ferro ou latão – são botões destinados a peças esportivas feitas em tecidos médios ou pesados. Atualmente a maioria dos botões metálicos são fabricados de ligas, ou seja misturas de diferentes metais.
- Plástico – são muito utilizados em roupas sportwear devido à sua praticidade.
Botões Fixos e Flexíveis – são os botões usados nas peças jeans. São botões de pé, para facilitar o abotoamento. Para tecidos mais pesados utiliza-se o botão flexível, que tem uma base móvel, para que o ato de abotoar seja mais facilitado ainda.
Botões Invisíveis – esses botões são geralmente metálicos e têm um ímã interno, fazendo com que as duas partes se unam facilmente. É muito utilizado em acessórios como bolsas, pois é prático e não aparece do lado externo.
Fonte: BOTÕES, SAIBA COMO USAR!
PROCHOWNIK, S. Botões, saiba como usar! NYBC, 2016. Disponível em <https://www.nybc.com.br/post> Acesso em 14 de dezembro de 2022.